07/03/2024 – SÃO PAULO – O olhar sobre a necessidade do incremento em Tecnologia da Informação (TI) nas rotinas de fiscalização e outras áreas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) mostra resultado. Além do aumento na eficiência de suas ações, a Corte de Contas Paulista ocupa a 13ª posição no ranking geral das 100 empresas brasileiras mais inovadoras no uso de TI. Como órgão de setor público, o TCESP figura no 1º lugar.

A honraria se deu por meio da premiação ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’, que é realizada anualmente pelo IT Forum, a principal plataforma de conteúdo, relacionamento e negócios para a comunidade de TI.

Este é o quarto ano em que o TCESP se classifica entre as 100 empresas que melhor utilizam a tecnologia para executar projetos inovadores, galgando posições maios altas em todas as premiações. Em 2020, o TCESP ficou em 97º lugar; em 2021 subiu para a 64ª posição; em 2022 figurou em 37º; e agora chega ao 13º posto.

De acordo com o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do TCESP, Fabio Xavier, é uma alegria figurar neste ranking pelo quarta vez. Para ele, desta vez o grande trunfo está no uso da Inteligência Artificial (IA) nas rotinas do Tribunal. "Nós lançamos nossa ferramenta, a ANIA, e isso foi decisivo para nosso salto no ranking. Isso tudo em uma lista que engloba setores público e privado", ressalta.

Ao todo, 360 cases foram inscritos para a disputa. Após a avaliação dos resultados, o IT Forum formou o ranking com as cem empresas que mostraram a melhor combinação entre processo e prática na utilização da tecnologia em benefício da inovação. 

Na 23ª edição do Prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’, o TCESP concorreu com o projeto ANIA (Assistente Natural com Inteligência Artificial). A ferramenta é baseada na mesma tecnologia do ChatGPT e agiliza a análise de documentos, sendo capaz de responder a perguntas específicas sobre o conteúdo dos arquivos, elaborar resumos e até mesmo categorizar documentos por tópicos, aprimorando a atividade do controle externo. Para mais informações, acesse: https://go.tce.sp.gov.br/xtkpx6.

Clique aqui para assistir a reportagem